De Corpo e Alma em Coimbra

COIMBRA / Secção de Fotografia - AAC / FAZ ITINERÂNCIA DE OBRAS FOTOGRÁFICAS A ESTAREM PATENTES NA III BIENAL DO PORTO SANTO

A Secção de Fotografia da Associação Académica da Coimbra, parceria estabelecida pela Bienal do Porto Santo mútuamente com a Joker Art Gallery, realiza uma mostra itinerante de Agosto de 2008 a Janeiro de 2009 em várias localidades do centro do país no âmbito do projecto preparatório da Bienal do Porto Santo: Base PXO.

As obras fotográficas que farão parte desta mostra itinerante, estiveram patentes nas exposições apresentadas no Panteão Nacional em Lisboa e nos Claustros - Espaço Cultural do Instituto Politécnico de Setúbal ocorridas no primeiro semestre de 2008 e estarão também patentes em 2009 na III Bienal do Porto Santo.

Todas as fotografias apresentadas são subordinadas ao tema terceira edição da Bienal do Porto Santo: DE CORPO E ALMA.

 

"A Direcção Regional de Cultura do Centro associa-se à itinerância da exposição De Corpo e Alma. Não se trata, simplesmente, de acolher uma proposta: inscrevemos a iniciativa da Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra no conjunto das nossas actividades e, fazendo-o, prosseguimos um envolvimento com a fotografia que não quero deixar de sublinhar, porque esta relação significa, sobretudo, uma relação com a modernidade.
No entanto, pelo contexto em que nasceu e se desenvolveu, De Corpo e Alma estabelece um conjunto de ligações que creio interessante assinalar.

Por um lado, a exposição prende-se com o relançamento da Secção de Fotografia da Associação Académica de Coimbra, cujo prestígio muito se deveu a uma persistente actividade formativa. Só podemos saudar entusiasticamente esta reactivação: constitui mais um foco irradiante de criatividade contemporânea e fortalece a importância da fotografia como sector chave de afirmação artística.

A parceria com a Joker Art Gallery, uma importante galeria on line de artes plásticas, amplia e transfigura o modo de presença dos trabalhos preparados em Coimbra.

A recepção destes trabalhos na Bienal de Porto Santo, ela próprio impondo-se no nosso panorama das artes plásticas, confere ao trabalho destes jovens fotógrafos uma difusão, uma importância e um horizonte consideráveis. E este ponto também não é de somenos.

A itinerância regional no âmbito de uma itinerância nacional merece, também, algumas palavras. Não nos limitamos a escolher locais. Na sequência de iniciativas anteriores, procuramos estruturar itinerários, oferecendo ao interesse dos responsáveis culturais autárquicos a oportunidade de diversificar as respectivas agendas e de consolidar o muito significativo conjunto de equipamentos que dão consistência a um efectivo território cultural. Apraz-me registar, mais do que a boa receptividade, o verdadeiro entusiasmo que estas iniciativas têm suscitado. Trata-se, também aqui, de reconhecer o papel das autarquias na transformação de um mapa cultural centralizado e de reforçar a importância das redes culturais, muito em particular daquelas que permitem um acesso de públicos cada vez mais amplos às múltiplas expressões da arte contemporânea.

Cada exposição, cada imagem, no mais profundo de si próprias, são também modalidades de deslocamento, alteridades, errâncias.

Boas viagens!"

ANTÓNIO PEDRO PITA
Director Regional de Cultura do Centro - Ministério da Cultura


Autores:
Alexandre Brás
Carina Martins
Fábio Marcelino
Joana Vasconcelos
João Costa
Margarida Madeira
Nelson Afonso
Pedro Frias Dos Santos

Itinerância:
Alvaiázere - 24 de Agosto a 15 de Setembro
Penela - 20 de Setembro a 11 de Outubro
Sever do Vouga - 16 de Outubro a 5 de Novembro
ACERT / Tondela - 8 a 30 de Novembro
Ansião - 5 de Dezembro a 6 de Janeiro de 09